No ano de 2017, o XXIII exame da OAB e suas estatísticas deram o que falar. Todo mundo está se perguntando: OAB vai ficar mais difícil? Como será a OAB em 2018? Em sete anos, 2017 obteve o pior índice de aprovação desde a unificação do Exame. As polêmicas em torno dos fatos é grande, mas a nós nos propomos a analisar e desmistificar alguns aspectos acerca do assunto, para que você repense essa história!

OAB mais difícil, Como será a OAB em 2018, OAB 2018,

Em 2010, o presidente nacional da Ordem, Cezar Britto, divulgou a decisão de unificação do exame da OAB, possibilitando a realização simultânea deste em 27 seccionais brasileiras da entidade. De lá para cá, apesar das variações nos índices de aprovação, nenhuma estatística causou tanto furor quanto a que foi divulgada no segundo semestre de 2017: menos de 20% de aprovação total, considerando as duas fases. O cenário gerou medo e insegurança, sobretudo em quem prestará o exame pela primeira vez.

Neste artigo, iremos discutir brevemente o que houve, mas queremos deixar claro: atente-se aos fatos e números, mas não coloque na cabeça que a história se repetirá. Evite a ansiedade a todo custo: fará bem a você e aos seus estudos.

 

O fato

 

O XXIII exame da OAB terminou com uma taxa de mais de 80% de reprovação, levando em consideração ambas as fases. O fato reavivou debates envolvendo a mercantilização do ensino – só no Brasil, já são mais de 1.200 cursos de Direito disponíveis –, os moldes do próprio Exame e também questões relacionadas à correção e ao não seguimento do que se propõe nos editais. Não bastasse as discussões de mérito acadêmico e institucional, desencadeou uma série de perguntas acerca do que vem por aí.

 

O burburinho

 

O exame da OAB vai ficar mais difícil? Se ficar, de quem é a culpa: da mercantilização dos cursos? Do pessoal que corrige as provas? Pense bem: essas indagações, embora existentes, não passam de… indagações. Que desviam o estudante do foco real. A OAB tem como interesse em aprovar bons estudantes e garantir que os novos advogados de seus quadros estejam dentro de critérios claros.

Em geral o mercado de cursos adora que isto aconteça, quanto mais medo, mais os estudantes ficam desesperados e correm para cursos preparatórios e gastam dinheiro em preparo. Estas polêmicas geradas podem, na verdade, nos levar a ser mais técnicos e realistas: com tamanha repercussão, precisamos nos preparar com mais clareza e atenção. O medo não ajuda em nada.

É importante manter-se informado sobre notícias como essa, claro, mas, da nossa parte, além de pesquisar sobre o que houve e ponderar, ainda achamos que autorresponsabilidade é uma ideia bem mais atraente na sua jornada rumo à aprovação.

 

A autorresponsabilidade ou o caminho para passar

Autorresponsabilidade é um conceito importante quando se trata de conquistar um objetivo. Ser autorresponsável significa ser o principal autor do seu destino, mesmo que alguma coisa não saia como desejada, além de te permitir focar na única pessoa que realmente pode te ajudar a passar no exame da OAB: você mesmo.

 

Portanto, nossa dica é: não se apegue ao que aconteceu no último exame. Deixe as especulações de lado e mantenha o foco.

Esquematize seu conhecimento e descubra onde precisa melhorar. Você pode começar mapeando seus pontos fortes e fracos, e a partir disso, ir construindo um plano de estudos eficaz. Depois, revise seu aprendizado respondendo aos simulados e questões. Faça nosso simulado inicial para ter uma ideia da sua nota no exame da OAB, te encorajando ainda mais… não sabe do que estamos falando ou acha que esse planejamento todo vai dar muito trabalho? Pois deixe que o Doutorize faça tudo isso por você! Foque no que é realmente importante: cadastre-se aqui, poupe tempo e não permita que resultados de exames anteriores te intimidem. Muitas pessoas tem problemas no exame justamente por não terem o foco adequado na prova.

Veja a sua nota de partida e saiba o que você precisa estudar. Alguém já disse antes: não existe milagre. É clichê, mas verdadeiro: quem se prepara para a vitória, tem muito mais chances de realmente vê-la acontecer. Está tudo ao seu alcance! Pronto para otimizar seus estudos? Comece já!

 

E na sua opinião, o exame da OAB vai ficar realmente mais difícil ou é só uma questão de se preparar? Compartilhe com a gente nos comentários!