Aprenda a peticionar de forma compassiva para criar oportunidades para acordos.
“Seja a mudança que você quer ver no mundo.”
Mahatma Gandhi
Carga Horária:
8 horas
Início:
09/12/2020
Investimento:
R$349,90
A gestão dos conflitos, sejam eles civis, penais, trabalhistas e outros não implica em uma abordagem hostil, devendo a atuação dos profissionais do Direito, respeitadas a legalidade e a dignidade, minimizar a dor das partes.
As “Práticas Compassivas” são uma metodologia que incentiva o diálogo no Direito a partir do pensamento do jurista Luis Alberto Warat sobre a mediação e do psicólogo Marshall Rosenberg sobre a comunicação não violenta. A proposta é uma verdadeira mudança de paradigma, que instiga o desenvolvimento de novas habilidades aos profissionais do Direito e abre espaços para boas práticas que privilegiem a empatia, o respeito e a dignidade da pessoa humana.
A Justiça e as demais instituições jurídicas devem ser uma instância de acolhimento, mesmo quando se trate de parte adversária em uma causa ou disputa. Mais do que a urbanidade requerida pelas normativas que regulam as profissões jurídicas podemos avançar para uma postura empática.
O curso pretende criar um ambiente de reflexão para debatermos acerca da linguagem jurídica, dos conteúdos das manifestações dos profissionais do Direito, em âmbito judicial e extrajudicial, orais e escritas, e do quanto isso pode conter violência simbólica.
A forma de comunicação promovida pelas práticas compassivas, além de prevenir futuros conflitos, tem o compromisso de não ampliar a gravidade daqueles já existentes. Ou seja, trata-se de uma atuação profissional que procura dar respostas éticas satisfatórias, em que os profissionais envolvidos no processo procuram ser os mais úteis possíveis para a resolução dos problemas que lhes são apresentados.
No curso, além das aulas teóricas, também serão feitos exercícios e práticas simuladas, de modo compassivo, para compreensão do papel dos profissionais do Direito e das partes.
Práticas Compassivas no Direito
O programa Doutorize:
- Aulas on-line com especialistas da área.
- Conteúdo completo e certificação Doutorize.
- Networking incrível.
- Atividades Práticas.
- Ambiente virtual leve e simples de usar
Conteúdos:
PRÁTICAS COMPASSIVAS NO DIREITO
Unidade 1 – Práticas compassivas no direito
1.1 A comunicação não violenta no Direito
1.2 A contribuição teórica de Luis Alberto Warat
1.3. Elementos das práticas compassivas: empatia e escuta ativa
1.4 Atuação compassiva dos sujeitos processuais: legalidade x dignidade;
1.5 Peticionamento compassivo: janela de oportunidade para consensos e acordos;
1.6 Exercícios
Unidade 2 – Comunicação compassiva no direito. Soft skills e ferramentas para construir diálogo
2.1. Comunicação no Direito: oral e escrita
2.2. O processo judicial como meio mais hostil de resolução de conflitos
2.3. Soft Skills no Direito
2.4 Procedimento compassivo no processo judicial: atendimento, peticionamento, audiências, respostas e pronunciamentos dos juízes.
2.5 Meios consensuais e a facilitação das práticas compassivas
2.6 Procedimento compassivo da mediação e as ferramentas para fomentar diálogos: rapport, caucus, resumo, paráfrase, perguntas e afago
2.7. Exercícios
Instrutoras:

Juliana Goulart
Doutoranda e Mestra em Direito (UFSC). Formada em Mediação Empresarial (CBMAE). Consultora da Comissão Especial de Mediação e Conciliação do Conselho Federal da OAB. Coautora do livro “Mediação de Conflitos” (EMais).

Jéssica Gonçalves
Doutora e Mestra em Direito (UFSC). Professora Universitária (UNIVALI). Formada em mediação e conciliação judicial e familiar. Coordenadora de projeto de extensão “Justiça inclusiva” (UNIVALI). Atua como conciliadora judicial voluntária (TJ/SC). Autora de ” Cultura do Consenso” (Habitus) e coautora do livro “Mediação de Conflitos” (EMais).
O que ensina?
Falar e escrever de modo não alienante no direito, sem violência e hostilidade.
Para quem se destina?
Estudantes e profissionais do direito.
Como o curso te ajudará?
A ter uma atuação profissional diferenciada, com respeito à legalidade e dignidade da pessoa humana.
Como funciona o curso?
Aulas são feitas em formato ao vivo pelo Google Meet em reuniões fechadas nos dias estabelecidos no cronograma. Além disso na plataforma da Doutorize você terá atividades de leitura, quizes, e exercícios simulados.
As aulas ficarão gravadas na plataforma?
Sim. Os conteúdos ficam disponíveis pelo período de um ano na plataforma para sua consulta.
Cronograma:
Data | Conteúdo |
09/12/2020 – quarta-feira – 19h às 22h | Unidade 1 |
16/12/2020 – quarta-feira – 19h às 22h | Unidade 2 |
“Seja a mudança que você quer ver no mundo.”
Mahatma Gandhi