A dica de estudo para passar na OAB de hoje é um dos maiores desafios da vida moderna, fugir da preguiça, da distração, da famigerada procrastinação.
Você já começou a estudar um tema como Contratos e de repente se viu distraído pensando na namorada ou namorado, ou no que ia fazer no fim de semana? Ou se pegou adiando uma tarefa até não poder mais? Você sabe que precisa estudar para o Exame de Ordem, mas vai arrumar o quarto, jogar video-game, limpar arquivos no computador, verificar o Whatsapp, o Facebook… Quando se dá conta que horas se passaram e o desespero bate.​
Imagem

Se você passou ou passa por isso, você sofre de procrastinação. Isso é normal, afeta a quase todos e o importante é que é possível resolver.

pro·cras·ti·nar
(latim procrastino, -are)
verbo transitivo1. Deixar para depois. = ADIAR, POSTERGAR, PROTRAIR ≠ ANTECIPAR
verbo intransitivo2. Usar de delongas. = DELONGAR, DEMORAR, POSTERGAR ≠ ABREVIAR,
​ACELERAR, DESPACHAR-SE

​Como evitar este desperdício de tempo?
O primeiro fator a entender é que isso é um problema e pode ser resolvido com as técnicas certas e autocontrole.
Se ficar difícil, você pode procurar ajuda pedagógica, psicológica ou de cursos para isso na internet.
No site Coursera há disponível um curso muito legal sobre aprendizado que vai te ajudar a aprender melhor Learning How to Learn: Powerful mental tools to help you master tough subjects.  O curso é bem legal e tratar sobre técnicas para aprender melhor. E é de graça! Se você está sem tempo, a designer Mel-Meow fez uma história em quadrinhos que resume o curso e fala exatamente disso, melhorar seu rendimento e escapar das armadilhas da procrastinação: Uma longa noite aprendendo. Esta HQ é muito legal, vale a pena ler.

No curso eles explicam uma técnica famosa, chamada Técnica Pomodoro para evitar a procrastinação, é simples e funciona bem:

Para estudar você precisa

  1. Remover as distrações
  2. Inicie o timer (pode começar com 10 ou 15 minutos)
  3. Foco total no trabalho
  4. Ao término do tempo dê uma pausa e dê a si mesmo uma recompensa

Repita a operação aumentando o tempo 😉

Valeu!
Semana que vem tem mais,
Estudar é preciso!