Para quem não lembra (ou não viveu essa época), estudar para o vestibular era um pouco mais complicado do que é hoje. Não existia Youtube ou aplicativos que ajudassem os estudantes. Na época do vestibular, eu era ruim de matemática, mas ligado em estatísticas, assim, calculei todas as minhas chances para passar na prova de vestibular que eu queria: Economia.
Pelas minhas contas, eu precisava acertar tudo em história, geografia e quase todas as questões de português para poder fazer apenas a média geral em matemática. Não preciso dizer que a estratégia era arriscada. No fim das contas abandonei o sonho de cursar Economia. Depois de um tempo, eu entendi que faltou um pouco mais de esforço, mas que os cálculos que fiz tinham grande potencial.
Alguns anos depois desse insight, eu já estava formado e atuando como professor no ensino superior e contei esta história para um amigo que era formado em Ciências da Computação, o Allan. Ele me disse que tinha desenvolvido uma ferramenta para a namorada estudar para o curso de Medicina. A ideia era um corretor automático que nivelava o conhecimento da estudante, etapa por etapa, até chegar a aprovação. Dessa conversa iniciou a ideia de um software que fosse mais do que um Waze da educação, mas um Waze com treinador (coach) junto.
Trabalhando numa faculdade de Direito eu convivia diariamente com estudantes e via suas dificuldades no desafio que era o Exame da OAB. Juntamos essas ideias e mais dois amigos Advogados, Paulo e Ângelo, e começamos a criar o Doutorize OAB. E o resultado está aqui! Redesenhamos o jogo de medicina para um software completo para Direito, para:1 Prever sua nota no Exame de Ordem. Diminua a tensão na data da prova e tenha maior tranquilidade possível. Sabemos como a tensão pode atrapalhar o desempenho do estudante.

2 Medir suas chances em cada matéria. Tenha em mãos um verdadeiro diagnóstico das possibilidades de aprovação e encontre os possíveis caminhos para melhorar o seu desempenho.

3 Identificar seus pontos fortes e fracos. Simplifique a escolha para a segunda fase… Identifique em quais pontos você precisa melhorar e em quais vocês se destaca. O Doutorize possibilita comparar o seu conhecimento com a média nacional e, através dessa análise, novas possibilidades podem aparecer.

4 Criar planos individuais. Construa caminhos, passo a passo, para chegar à aprovação em um plano individual realizável.Ao iniciar, buscávamos eliminar barreiras nos estudos para tornar a vida mais tranquila. Ao longo do tempo a ideia de uma ferramenta completa de apoio aos estudos foi crescendo. E é isto que apresentamos aqui: uma ferramenta que analisa suas chances e cria planos de estudo enquanto você estuda. O seu esforço gera estatísticas e desafios para fazer com que você passe na prova por seu próprio mérito.

 

Estudante Direito

Bom, estamos prontos, chegou a hora de fazer o melhor caminho. Como o Allan gosta de falar, o caminho ótimo!

Convido você a clicar e começar a jogar, perceba como a cada rodada as questões vão ficando mais difíceis. Isso é simplesmente você enfrentando a você mesmo.

Abraço e bons estudos.

Estudar é preciso!

Emerson Correia da Silva
Doutor em Educação, CEO Doutorize