Para nosso post desta semana vamos tratar sobre o (novo) adiamento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) sob o pontos de vista de dois especialistas da área jurídica e de TI.


Ramicés dos Santos Silva e Amanda Rocha Nedel tratam com propriedade dos aspectos do adiamento da LGPD e suas disputas, mas ressaltando que além do aspecto legal, importantíssimo, a gestão e a governança das empresas precisam estar atentas à segurança, privacidade, compliance, etc., aspectos obrigatórios no dia-a-dia em uma organização séria nos dias de hoje:

“O que precisamos adotar é um novo olhar de governança: desenvolver a cultura organizacional e estabelecer novas demandas nas atividades diárias de compliance officers, advogados, gestores de tecnologia, engenheiros, administradores, contadores e outros profissionais”

Num mercado competitivo como o atual, os clientes mais informados não buscam apenas qualidade e preço, mas também empresas com valores sólidos e consciência social. Além disso, empresas em compliance buscam parceiros e fornecedores éticos, que estejam adequados à legislação e preservem relacionamentos e reputação. Fica o alerta: a empresa que aguarda a criação de uma Agência Nacional antes de tomar qualquer medida de adequação,sofrerá antes as sanções do mercado.

Excelente texto dos autores, você pode acompanhar o conteúdo todo neste link no IT Forum 365: Dados: postergação da LGPD não afasta necessidade de implementação.

Ramicés dos Santos Silva e Amanda Rocha Nedel.

Ramicés é cofundador da Safera Data Protection. Amanda Rocha Nedel é Advogada certificada em Proteção de Dados e Privacidade Integral.

Boa leitura pessoal, até breve!